• Felipe Antunes

Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte parece desempenhar muitos papéis diferentes nas mentes dos viajantes. Para começar, vamos desmistificar alguns pontos sobre esse local, também muito conhecido como Iron Norn!


  • A Irlanda do Norte não é parte da Inglaterra, e nem da Irlanda;

  • O filme Titanic não foi filmado lá (mas o navio Titanic foi construído aqui;

  • É um país seguro e a guerra de muitos anos atrás não influencia mais este aspecto;

  • Chove bastante, então separa sua capa de chuva!


Apesar de tudo, a Irlanda do Norte têm se tornado um destino bastante cobiçado. Se você reservou sua passagem de avião e colocou seu guarda-chuva, está quase pronto para partir. Aqui está o que mais você precisa saber antes de pousar em Belfast!


Irlanda do Norte: um país por si só



A Irlanda e o Reino Unido têm uma longa e complicada história juntos. Tão longo e complicado, na verdade, que muitos visitantes não têm ideia de quais partes pertencem a qual país e por quê. O resultado final é o seguinte: a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido. O resto da ilha é a Irlanda (não a 'Irlanda do Sul') e é um país independente.


Isso significa que quando você está na Irlanda do Norte, você paga as coisas em libras, não em euros. Os sinais de limite de velocidade estão em milhas, não em quilômetros. Você verá bandeiras Union Jack e caixas de correio vermelhas em vez do tricolor irlandês e caixas de correio verdes. Além disso, não há nada com que se preocupar - as fronteiras físicas foram banidas há muito tempo, não há alfândega e você não precisa do passaporte. Ou pelo menos não até que o Brexit complique as coisas.


Tenha respeito pela história do país


Qualquer pessoa nascida antes da década de 1990 terá ouvido falar de “The Troubles”, um conflito violento nacionalista versus legalista que durou mais de três décadas e viu o IRA fazer manchetes em todo o mundo, no entanto, desde o acordo da sexta-feira Santa de 1998, a paz reinou por 20 anos e a Irlanda do Norte agora é tão segura quanto qualquer outro lugar da Europa. No entanto, o trauma deixou uma marca duradoura nos moradores e na terra. É bom iniciar uma conversa sobre isso, mas seja respeitoso; lembre-se de que muitos nativos que você conhece perderam entes queridos na luta. Ah, e brincar sobre isso provavelmente vai valer um soco na cara.


Uma maneira fantástica de aprender mais sobre os problemas é fazer um passeio de táxi preto pela cidade de Belfast. Você verá o que resta do Muro da Paz que antes separava os enclaves leais e nacionalistas, observe os poderosos murais políticos e ouça relatos em primeira mão desta era formativa da história da Irlanda do Norte. O famoso Belfast Black Cab Tours de Paddy Campbell é altamente recomendado.


Explore além da Guinness


A Irlanda é o lar da Guinness, e nenhuma visita está completa sem um copo de "the black stuff" em um verdadeiro pub irlandês. Mas haverá muito tempo para isso em Dublin. No Norte, existem outras bebidas deliciosas para experimentar. Se você estiver indo para Giant's Causeway (e se não estiver, realmente deveria), você passará pela cidade de Bushmills. O Bushmills Irish Whiskey é fabricado lá desde 1608 na destilaria de uísque mais antiga do mundo. Um passeio é a maneira perfeita de passar uma tarde chuvosa, da qual haverá pelo menos uma durante sua viagem à Irlanda do Norte.



E a comida? Você não pode deixar a Irlanda do Norte sem experimentar um Ulster Fry. Semelhante a um café da manhã irlandês completo ou inglês completo, este é um prato com uma pilha alta de salsicha, bacon, pudim, ovo frito, além de alguns extras locais - nomeadamente farls de batata grelhada (como panquecas, mas melhor) e pão de soda. O George’s no St. George's Market em Belfast é o melhor lugar para destruir o apetite.


Conheça a Causeway Coastal Route



Belfast é uma cidade vibrante que definitivamente vale pelo menos um ou dois dias do seu tempo. Mas também há muito mais para ver na Irlanda do Norte. A mundialmente famosa Giant's Causeway é apenas a primeira parada na sinuosa Causeway Coastal Route que o fará engasgar várias vezes. Enfrente o medo das alturas cruzando a ponte de corda, que se estende por duas falésias de 30 metros com ondas quebrando abaixo. Sinta as vibrações de Game of Thrones no Dunluce Castle ou visite alguns dos locais de filmagem reais em Ballintoy Harbor (também conhecido como Pyke) ou Dark Hedges (também conhecida como King's Road), para citar apenas alguns. Amasse a areia entre os dedos dos pés e coma deliciosos frutos-do-mar nas cidades litorâneas de Portstewart e Portrush. A lista continua e continua.


Gostou dessas dicas? Deixei seu coração e compartilhe esse conteúdo!

47 visualizações0 comentário