• Felipe Antunes

Como funciona o sistema de saúde na Irlanda e como ter acesso a ele

A Irlanda mostra um compromisso impressionante com a saúde pública, com mais de um terço de sua população com direito a atendimento médico gratuito. No entanto, as pessoas que não se qualificam para isso muitas vezes enfrentem uma série de taxas, e muitas optam por contratar planos privados. Se você estiver mudando para a Irlanda, dê uma olhada em nesse artigo sobre as principais informações do sistema de saúde irlandês e veja se você tem direito ao atendimento médico gratuito.


Os cuidados de saúde são gratuitos na Irlanda?


A saúde pública é gratuita, ou seja, você não precisa pagar por uma apólice de seguro estadual: é financiada principalmente por impostos. E se você se qualificar para um Cartão Médico, quase todos os serviços médicos públicos também são gratuitos. Se você não se qualificar para um cartão, há custos para visitas de médico geral, internações hospitalares, medicamentos e alguns outros serviços, embora as taxas sejam subsidiadas também.


Certos serviços são oferecidos a todos gratuitamente, mas você deve se inscrever para eles. O Esquema de Pagamento de Medicamentos limita a quantia que você tem que gastar em medicamentos prescritos a € 144 por mês; o Esquema de Doença de Longo Prazo cobre os custos se você tiver uma doença de longo prazo; e o Programa de Cuidados de Maternidade e Infantil fornece muitos dos custos médicos que vêm com a gravidez.


O sistema de saúde irlandês: público, privado, universal, nacional ou estatal?


O sistema de seguro saúde irlandês tem algumas complexidades. Simplificando, os cuidados de saúde públicos irlandeses estão disponíveis para todos. É financiado principalmente por impostos, o que significa que você não precisa fazer uma apólice especial para ter acesso a ele. No entanto, apenas cerca de 37% da população tem cuidados de saúde públicos gratuitos através de um cartão médico, com outros 9% autorizados a ver o seu médico gratuitamente com um cartão de visita de médico de família. Todos os demais estão sujeitos às taxas subsidiadas listadas acima, o que significa que pode ser um sistema universal, mas certos serviços ainda geram certos custos.


Por causa das taxas e da possibilidade de longos tempos de espera pelos serviços públicos de saúde, cerca de 40% dos residentes irlandeses assinam um seguro privado - a percentagem mais elevada da Europa. Um grupo é uma exceção à regra de "saúde pública para todos". Os estudantes de fora da UE têm que fazer um seguro privado - na verdade, eles precisam fazer isso com antecedência antes de obter o visto de estudante.


O sistema de saúde do estado irlandês


Se o sistema de saúde estadual trabalha ou não a seu favor pode depender de uma questão chave: se você é elegível para um cartão médico ou não.


Como uma breve visão geral, você será elegível se ganhar menos do que uma certa quantia de dinheiro a cada semana, embora o valor exato varie dependendo de suas circunstâncias. Por exemplo: para uma única pessoa sozinha é € 184 ou menos, mas há um limite mais alto se você tiver filhos. Além da renda, outros fatores estão incluídos, como aluguel e pagamento de hipoteca, despesas de viagem para o trabalho e creche - por isso, vale a pena ler os detalhes antes de decidir se deve ou não se inscrever.


As pessoas também têm direito a um cartão médico sob várias outras condições, incluindo se os custos de outra forma causassem "dificuldades financeiras indevidas", ou se você já estiver segurado em outro país da UE.


O Cartão de Visita GP é para aqueles que estão um pouco acima do limite para um Cartão Médico e permite visitas gratuitas ao médico, mas não os outros benefícios que vêm com um Cartão Médico. Qualquer pessoa com menos de 6 ou mais de 70 também pode obter um. Se você solicitar um Cartão Médico e não for elegível para um, então você será automaticamente considerado para um Cartão de Visita de GP - é o mesmo processo.


Para obter informações completas, o lugar certo é o site do serviço oficial de saúde irlandês, o Health Service Executive (HSE). Eles têm informações detalhadas sobre se você é elegível para um Cartão de Visita Médico, e informações sobre como se inscrever para um. Se você não puder obter um cartão médico, você é responsável pelos custos descritos acima. Ainda é muito menos do que os custos de saúde em um hospital privado, é claro - mas você ainda pode querer considerar os benefícios do seguro saúde privado, se quiser algo mais completo.


Gostou desse artigo? Deixe nos comentários e compartilhe esse artigo com outras pessoas que possam precisar dessas informações!



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo