• Felipe Antunes

Prós e contras de morar na Irlanda: veja se a Ilha da Esmeralda é para você

A Irlanda é conhecida por seu amor por comida e bebida, paisagens pitorescas e cidades agitadas. Do lado de fora, a Irlanda pode parecer um lugar perfeito para chamar de lar. Mas mudar para um novo país é uma grande decisão. É importante fazer sua pesquisa e pesar os prós e os contras de morar na Irlanda. Continue lendo para saber mais.


Prós de viver na Irlanda


Aqui estão algumas das muitas outras razões pelas quais a Irlanda merece consideração sua consideração ao procurar um novo país para morar, que estão procurando uma nova casa:


Localização


A Irlanda é um dos países europeus mais próximos dos EUA e Canadá. É também um ponto de partida fantástico para explorar o resto da Europa - o Reino Unido fica a menos de uma hora de distância, Barcelona a apenas duas horas de voo e Roma a apenas três horas. Para viajantes do mundo inteiro, dificilmente existe uma base melhor em qualquer lugar do que a Irlanda.


O crime é baixo


A Irlanda tem algumas leis bastante rígidas sobre armas de fogo - é ilegal possuir uma arma de fogo, a menos que você more em uma fazenda e, mesmo assim, a arma que você compra tem que ser “apropriada para uma fazenda”. Isso significa que as taxas de violência armada são quase inexistentes e as taxas de crimes violentos em geral são baixas na Irlanda. É um lugar bastante seguro para se chamar de lar, em comparação com muitos outros países.


A saúde é acessível


Todos os residentes permanentes na Irlanda têm direito a cuidados de saúde. Se seus ganhos estão abaixo de um certo limite, você ainda se qualifica para um cartão médico que lhe dá o direito de obter quase todos os seus serviços médicos gratuitamente. Se você não se qualificar para um cartão médico, terá que pagar do próprio bolso alguns serviços, como consultas médicas, mas eles ainda são subsidiados pelo governo, o que mantém os custos relativamente baixos.


A Irlanda ainda oferece o Esquema de Pagamento de Medicamentos, que limita a quantia que você tem que gastar em medicamentos prescritos, o Esquema de Doença de Longo Prazo, que cobrirá seus custos se você tiver uma condição crônica ou de longo prazo, e o Esquema de Cuidados de Maternidade e Infantil, que subsidia pesadamente os custos médicos de ter filhos.


Você pode ter dupla cidadania


Os residentes da Irlanda podem ter dupla cidadania com outra nação, desde que essa nação também reconheça a capacidade de ter dupla cidadania. Isso significa que se tornar um cidadão irlandês não significa necessariamente que você tenha que renunciar aos seus direitos no seu país de origem.


É fácil abrir uma conta bancária


Na Irlanda, mesmo os não residentes podem abrir contas bancárias Tudo que você precisa para abrir uma conta é uma forma válida de identificação com foto (como seu passaporte) e um comprovante de endereço, mesmo se seu endereço for em outro país. Alguns bancos são um pouco mais rígidos com os não residentes e exigem duas formas de comprovante de endereço ou histórico financeiro de seu país de origem. Infelizmente, contas bancárias na Irlanda raramente podem ser abertas online, então você terá que esperar até que esteja realmente no país para cuidar dessa tarefa.


Contras de viver na Irlanda


Infelizmente, nenhum lugar é perfeito, e isso inclui a Irlanda. Assim como em qualquer outro país, existem alguns contras em morar na Irlanda, tais como:


O clima


A Irlanda é conhecida por ser sombria e chuvosa quase o ano todo. Mesmo durante o verão, costuma estar nublado e pode chover literalmente a qualquer hora. O clima também é imprevisível. A posição da Irlanda no Atlântico não oferece nenhuma proteção contra as intempéries, e é perfeitamente possível ver o céu ensolarado e uma chuva torrencial no mesmo dia (ou mesmo na mesma tarde!). Raramente neva na Irlanda, mas isso não significa que grande parte do ano não esteja frio. Se você precisa de um sol constante para ser feliz, a Irlanda pode não ser para você.


O custo de vida pode ser alto


O custo de vida no centro das cidades das maiores áreas metropolitanas da Irlanda pode ser bastante íngreme. Os aluguéis são muito mais baixos à medida que você se afasta dos centros das cidades, mas essas áreas têm menos acesso ao transporte público.


A cultura do pub não é para todos


Os irlandeses amam seus pubs e, para muitos, isso é uma atração para o país. Mas a cena social gira fortemente em torno do álcool - se você não bebe, pode descobrir que a cultura não é para você.


O sistema de saúde irlandês não é perfeito


Embora os cuidados de saúde irlandeses sejam acessíveis e, na maior parte, eficazes, para alguns procedimentos médicos existem longos períodos de espera. A saúde não é perfeita em nenhum país, e a Irlanda definitivamente prova isso.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo