• Felipe Antunes

Como montar um plano de marketing para o seu pequeno negócio em Dublin

Abrir um negócio em Dublin é uma aventura cheia de grandes oportunidades, mas também de muitos desafios. Quem abre uma empresa achando que empreender é fácil, se decepciona muito. Essa tarefa exige dedicação, paixão e muito conhecimento, que deve ser buscado constantemente.


Se você está por aqui, você provavelmente já sabe que investir em marketing é uma das melhores estratégias para ampliar sua base de clientes e impulsionar o crescimento da sua empresa. Por isso, hoje nós vamos te ajudar a montar um plano de marketing para o seu pequeno negócio em Dublin. Vamos lá?


1. Faça uma análise da situação


Antes de começar com seu plano de marketing, você deve saber sua situação atual.

Quais são seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças? Realizar uma análise SWOT básica é a primeira etapa para a criação de um plano de marketing nas grandes empresas.


No entanto, para um pequeno negócio você deve focar mais em compreender o mercado atual. Como você se compara aos seus concorrentes? Fazer uma análise da concorrência pode te ajudar muito nesta etapa.


Pense em como os outros produtos são melhores que os seus. O que você pode oferecer que lhe dará uma vantagem competitiva? Pense no que o diferencia. Responder a perguntas como essa pode te ajudar a descobrir o que seu cliente deseja, o que nos leva à etapa número dois.


Por fim, lembre-se sempre: venda soluções e não produtos.


2. Defina seu público-alvo


Depois de compreender melhor o mercado, certifique-se de saber exatamente quem é o seu público-alvo.Se sua empresa já tem buyer personas, essa etapa pode significar apenas que você precisa refinar suas personas atuais.


Se você não tiver uma persona, crie uma. Isso vai te ajudar muito a impulsionar suas estratégias de marketing de relacionamento, por exemplo. Sua buyer persona deve incluir informações demográficas, como idade, sexo e renda. No entanto, também incluirá informações psicográficas, como pontos problemáticos e objetivos. O que impulsiona seu público? Que problemas eles têm que seu produto ou serviço pode resolver? Após escrever essas informações, elas te ajudarão a definir quais são seus objetivos, que nos leva à etapa número três.


3. Escreva metas SMART


Você não pode melhorar seu ROI a menos que saiba quais são seus objetivos. Após descobrir sua situação atual e conhecer seu público, você pode começar a definir seus objetivos SMART. Você já sabe o que eles são?


As metas SMART são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos. Isso significa que todos os seus objetivos devem ser específicos e incluir um período de tempo para o qual você deseja concluí-los.


Por exemplo, sua meta pode ser aumentar seus seguidores no Instagram em 20% em 2 meses. Dependendo de seus objetivos, isso deve ser relevante e alcançável. Além disso, essa meta é específica, mensurável e com prazo.


Antes de iniciar qualquer tática, você deve escrever seus objetivos. Em seguida, você pode começar a analisar quais táticas o ajudarão a atingir esse objetivo. Isso nos leva à etapa número quatro.


4. Analise suas táticas


Neste ponto, você escreveu seus objetivos com base em seu público alvo e situação atual.

Agora, você precisa descobrir quais estratégias o ajudarão a atingir seus objetivos. Além disso, quais são os canais e itens de ação certos nos quais se concentrar.


Por exemplo, se sua meta é aumentar seus seguidores no Instagram em 15% em três meses, suas táticas podem incluir hospedar um sorteio, responder a todos os comentários e postar três vezes no Instagram por semana.


Após conhecer seus objetivos, o brainstorming de várias táticas para alcançá-los deve ser fácil. No entanto, ao escrever suas táticas, você deve manter seu orçamento em mente, o que nos leva à etapa número cinco.


5. Defina seu orçamento


Antes de começar a implementar qualquer uma de suas ideias nas etapas acima, você deve saber seu orçamento. Por exemplo, suas táticas podem incluir publicidade em mídia social. No entanto, se você não tiver orçamento para isso, talvez não consiga atingir seus objetivos.


Ao escrever suas táticas, certifique-se de anotar um orçamento estimado. Você pode incluir o tempo que levará para concluir cada tática, além dos ativos que você pode precisar comprar, como espaço de anúncio.


Venda online agora mesmo com a Via Brasil!


Se você quer começar a vender online, mas não tem tempo para manter uma plataforma online, venha conhecer o Via Brasil! Nós somos um marketplace feito por brasileiros para brasileiros. Oferecemos diversos tipos de produtos e serviços como marketing, restaurantes, padarias, consultoria de imagem, dentre muitos outros.


Mesmo se você já tenha um canal de vendas online, essa é mais uma forma de aumentar suas vendas e evoluir o negócio. Muitos dos nossos clientes apostam na diversificação dos canais de venda e obtém muito sucesso com isso. Se interessou? Venha ser nosso parceiro!


210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo