• Felipe Antunes

Entenda o método SMART para marketing e crescimento de negócios

SMART significa específico, mensurável, atingível, relevante e limitado no tempo, ou seja, com prazo. As metas SMART são possivelmente a maneira mais eficaz de focar a atenção e fazer as coisas acontecerem em sua empresa.


Quando combinadas com vendas de entrada e princípios de marketing, as metas SMART são uma maneira segura de entregar ROI. Eles o forçam a pensar deliberadamente sobre suas ações e como elas se relacionam com os resultados que você está tentando alcançar. As metas SMART ajudam a banir o marketing movido por ilusão.


Vamos explorar porque as metas de marketing SMART são tão eficazes e por que você precisa delas.


Específico


Específico - os objetivos devem ser escritos de forma que sejam claros e se refiram a uma parte específica do negócio. Em vez de: “Este ano, vamos melhorar nosso marketing online”, considere o quanto é mais específico “Ao final do segundo trimestre de 2015, aumentaremos o tráfego para nosso site em 25%”.


Se você não tiver certeza do que é específico para sua meta, considere estas perguntas que o SMART Goals - Como tornar suas metas alcançáveis ​​recomenda que você responda:


  • O que eu quero realizar?

  • Porque essa meta é importante?

  • Quem está envolvido?

  • Onde está localizado?

  • Quais recursos ou limites estão envolvidos?


Ao criar sua meta SMART, seja o mais conciso e específico possível. Quanto mais específico for o objetivo, maior será a probabilidade de você alcançá-lo.


Mensurável


Os objetivos mensuráveis ​​podem ser quantificados e, como resultado, rastreados.


No exemplo acima, aumentar o tráfego do site em 25% é mensurável. Você consegue identificar o ponto de partida (tráfego atual do site) e se você alcançou o resultado (tráfego atual + 25%). Sem essa medida, seu objetivo permanece abstrato.


Com as ferramentas certas, você pode medir seu progresso em relação a essas metas continuamente.


Atingível


Atingível - as metas SMART devem ser realisticamente atingíveis com base em suas habilidades, recursos e cronograma existentes.


Por exemplo, se você recebeu 300 visitas no site da sua empresa no mês passado, não pode esperar receber 30.000 visitas no mês seguinte.


Da mesma forma, se você gerou uma média de 50 leads por mês, é improvável saltar para 1.000 leads em um mês. Muitas empresas fazem isso para forçar os funcionários a "irem o mais longe possível". (Soa familiar?) Na realidade, tudo o que isso faz é desencorajar.


Metas SMART são metas que você pode realmente alcançar. Eles encorajam o sucesso.


Relevante


Relevante - para serem eficazes, as metas SMART devem ser relevantes para o negócio. Se as metas se concentram em um resultado que a empresa não consegue atingir, a meta é irrelevante.


Por exemplo, se o seu site atual não consegue lidar com mais tráfego, você pode querer repensar sua meta de aumentar o tráfego da web em 30%. Talvez o objetivo passe a ser a necessidade de identificar e implementar uma nova solução de site nos próximos meses.


Depois de atingir essa meta específica, você pode se concentrar em aumentar o tráfego da web com uma ferramenta digital que possa lidar com isso.


Temporal


Baseada no tempo ou limitada no tempo - as metas devem ter um prazo ou estrutura de tempo dentro do qual devem ser alcançadas. Sem esse prazo específico, a meta se torna um alvo móvel e improvável de ser alcançada.


Se você deseja aumentar o tráfego do seu site em 30%, como você alcançará essa meta será diferente, dependendo se pretende fazê-lo em 2 meses ou em 2 anos. Sem os objetivos SMART, seu marketing é movido pela ilusão!


Embora eu tenha me concentrado em marketing neste artigo, as metas SMART são igualmente relevantes para vendas, serviços e qualquer outra função de negócios.


As metas SMART fornecem um processo que te deixa mais perto não apenas de atingir suas metas, mas também de medir seu progresso. Com elas, você será programático sobre as etapas a serem executadas para entregar resultados de forma realista no período de tempo que identificou. Gostou? Leia também nosso artigo sobre como aplicar Growth Marketing.


140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo