• Felipe Antunes

As melhores festas e festivais da Irlanda para você frequentar pós-pandemia

A vacinação aqui na Irlanda está avançando cada dia mais e os novos casos de coronavírus também. Com isso, vem a expectativa da reabertura total e as perspectivas para isso acontecer são boas. O Estado vem adiantando medidas de flexibilização constantemente e investindo bastante na vacinação, nos dando muita esperança de voltar à vida “normal”.


A Irlanda possui vários festivais de música, cultura e festa incríveis. Quando eu digo vários, são muitos mesmo! Por isso, conheça nesse artigo as melhores festas e festivais na Irlanda para você aproveitar muito nessa reabertura completa que se aproxima. Vamos lá?


1- Temple Bar Tradfest, em Dublin


Sabemos que Janeiro não é um dos melhores meses aqui na Irlanda, né? Os dias mais curtos e o clima frio podem deixar as pessoas bem para baixo. Mas esse festival vem pra mudar isso com tudo! O Temple Bar Tradfest é um festival de música que foca no estilo folk e faz shows pela cidade toda, incluindo lugares bastante inusitados como a St. Patrick’s Cathedral.


2- St Patrick’s Festival, em Dublin


Esse é clássico, mas não poderíamos deixar de mencioná-lo. Os moradores locais normalmente fogem bastante do centro e deixam a região para os festeiros. O desfile dura 2 horas no total passando por diversos pontos emblemáticos de Dublin. E a melhor parte é ir para os pubs no final festejar ainda mais. Sabemos que esse festival é o clichê da Irlanda, mas se você ainda participou de um, não perca essa oportunidade.


3- Festival da Curiosidade, em Dublin


Se você gosta de uma programação mais tranquila ou possui crianças, o Festival da Curiosidade de Dublin é muito interessante. Ele ocorre em Julho e mistura ciência, com arte e tecnologia. Durante o evento, ocorrem muitas surpresas e participação do público, garantindo muita diversão em tópicos que você jamais imaginaria.


4- O Halloween de Derry


Você provavelmente já sabe que o Halloween aqui na Irlanda é ainda mais especial por causa da tradição do antigo festival celta de Samhain, sendo uma grande festança na ilha toda. No entanto, a melhor festa com certeza acontece em Derry, que fornece programação para seis dias completos de celebração. A melhor parte são os desfiles iluminados noturnos que acontecem por três noites. Vale a pena conhecer!


5- Westport Folk and Bluegrass Festival, em County Mayo


Quinze anos atrás, em uma pequena cidade na costa oeste da Irlanda, nasceu um festival boutique de música folk e bluegrass. O que começou então como um pequeno evento de 3 shows é agora considerado um dos principais eventos do calendário irlandês de bluegrass, atraindo músicos e fãs de música de todo o mundo. Este festival intimista recebe ótimas críticas tanto de moradores quanto de visitantes, com shows frequentemente lotados pela cidade durante o dia. Os grandes nomes organizam eventos pagos à noite, mas se você quiser apenas passear, encontrará música de graça em quase todos os pubs da cidade.


6- All Together Now, em Waterford


Esse festival de música que ainda é muito recente aqui na Irlanda já ostenta um público esgotado e críticas elogiosas até mesmo dos frequentadores de festivais mais experientes. O line-up é voltado para o público que beira os 30 anos e acima, o que o torna uma ótima escolha para aqueles que temem estar "muito velhos" para o jogo do festival.


7- Fleadh Cheoil, sem local definido


A maior celebração mundial da música, língua e dança irlandesa é realizada em uma cidade diferente a cada ano e mais de meio milhão de pessoas comparecem ao longo de uma semana. Há concursos musicais e shows em uma programação lotada ou vá a um céilí para ver a dança tradicional irlandesa. Se você quer se conectar bastante com a cultura irlandesa, esse festival com certeza é uma excelente opção.


Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e esteja animado para a volta dessas atividades. Muitos dos festivais que mencionamos aqui já publicaram que existe previsão para serem realizados esse ano e, se você decidir ir em algum, não se esqueça da segurança e tome sua vacina antes, se puder! Se cuide bastante e boas festas!


Leia também: 8 lugares secretos e maravilhosos em Dublin para você conhecer ainda este ano.


142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo