• Felipe Antunes

As melhores comidas típicas da Irlanda para experimentar pelo menos uma vez

De cordeiro na primavera a peixes no verão, ensopados e sopas no inverno e, claro, batatas em quase qualquer época do ano, a comida irlandesa envolve uma culinária familiar simples e saudável que segue as estações. Por isso, separamos aqui as melhores comidas típicas da Irlanda para você aproveitar muito a culinária tão diferenciada da Ilha da Esmeralda. Vamos lá?


Pão de soda


Cada família na Irlanda tem sua própria receita de pão refrigerante, escrita à mão em papel para anotações com crosta de farinha e enfiada entre os livros de culinária. Alguns gostam de doce com uma colher de mel, açúcar ou frutas secas. Outros preferem sementes polvilhadas, farelo e aveia para melhorar a saúde, ou melaço e Guinness para o efeito oposto. No entanto, os ingredientes básicos não mudam (bicarbonato de soda e leitelho formam o agente de fermentação, misturado à farinha) e nem a forma como é consumido: fatiado e espalhado à vontade com manteiga.


Experimente fazer o seu próprio pão com refrigerante irlandês, pão com refrigerante de frutas e especiarias ou nosso pão rústico com refrigerante de aveia e melado para um toque clássico.


Marisco

Visite a Irlanda fora do verão e suas chances de ver o sol podem ser mínimas. No lado positivo, você poderá se deliciar com as ostras nativas da costa oeste (O strea edulis), que entram na temporada em setembro, e fazer uma visita ao Galway Oyster Festival (28-30 de setembro). Os mariscos são abundantes na culinária irlandesa, desde amêijoas em Connemara aos famosos amêijoas e mexilhões de Molly Malone e camarões da Baía de Dublin, que têm seu próprio festival realizado em Howth.



Ensopado Irlandês


Cozinhar em uma panela não fica muito mais simples do que o ensopado irlandês, tradicionalmente feito com carneiro, cebola e batata (adicionar cenouras pode ser um problema que causa divisão). Para evitar que o guisado fique aguado (um horror infantil para muitos de nós), algumas receitas recomendam adicionar cevada pérola, uma colher de roux ou batatas fatiadas, enquanto outras reduzem o líquido deixando o guisado ferver. Hoje em dia, é mais provável que você encontre um ensopado irlandês feito com cordeiro (já que o carneiro mais saboroso é mais difícil de encontrar), com caldo e ervas - como tomilho, salsa e folhas de louro - adicionando profundidade ao sabor.



Colcannon


As batatas transformaram a dieta irlandesa quando foram introduzidas do Novo Mundo no final do século XVI. A população da Irlanda cresceu com este barato e fonte de alimento abundante, mas mais tarde foi dizimada quando as colheitas de batata foram atingidos por praga na 19 ª século. As batatas ainda são um alimento básico na maioria das refeições, com os pratos tradicionais ainda populares. Colcannon é um purê clássico e reconfortante de batata, repolho (ou couve) e manteiga (ou creme), aromatizado com cebolinhas. Champ é um favorito semelhante, com purê de batata, aromatizado com cebolinhas, leite e manteiga.



Boxty


Bolinho de batata, panqueca de batata e pão de batata podem ser nomes alternativos: alguns dizem que o nome se origina da frase irlandesa arán bocht tí, que significa 'pão de pobre'. A receita pede que a batata crua ralada seja misturada com purê de batata e depois: misturada com farinha e sal e fervida antes de ser fatiada e frita na manteiga ('bolinhos quadrados'); adicionado a uma massa tipo panqueca antes de ser frito ('boxty na frigideira'); ou adicionado a uma massa semelhante a uma panqueca antes de ser assado em uma forma de pão e depois fatiado e frito ('caixote no forno'). Seja qual for a maneira que você escolher, seu boxty pode ser combinado com praticamente qualquer coisa. Experimente junto com bacon e ovos ou salmão defumado com crème fraîche.



Bacon cozido e repolho


Bacon cozido, repolho cozido e batatas cozidas podem não parecer muito apetitosos, mas continuam sendo os favoritos da família. Tradicionalmente, a carne de porco salgada - um corte do ombro ou das costas do porco - seria ensopada durante a noite (dependendo da quantidade de dessalinização necessária) antes de ser fervida, com o repolho adicionado à panela nos últimos 10 minutos. Um molho de salsa sedoso é o acompanhamento clássico.


Então, gostou dessas dicas? As comidas da Irlanda são incríveis e melhor do que isso só aquela comidinha maravilhosa da nossa terrinha, né? Então, venha conhecer o Via Brasil um marketplace feito por brasileiros, para brasileiros, cheio de opções incríveis para você se esbaldar muito na melhor culinária desse mundão: a brasileira.


81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo