• Felipe Antunes

O que é marketing de relacionamento e como aplicá-lo na sua empresa

O marketing de relacionamento faz parte das estratégias de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Assim, se concentra na lealdade do cliente e no envolvimento de longo prazo com ele, em vez de objetivos de curto prazo, como aquisição de clientes e vendas individuais.


O objetivo do marketing de relacionamento é criar conexões fortes, até mesmo emocionais, de um cliente com uma marca, que pode levar a negócios em andamento, promoção boca a boca gratuita e maior volume de geração de leads.


O marketing de relacionamento contrasta com a abordagem de marketing transacional mais tradicional, que se concentra no aumento do número de vendas individuais. No modelo transacional, o retorno sobre o custo de aquisição do cliente pode ser insuficiente. Por isso, é essencial que você entenda o marketing de relacionamento e saiba como aplicá-lo. Vamos lá?


Importância do marketing de relacionamento


A aquisição de novos clientes pode ser desafiadora e custosa. O marketing de relacionamento ajuda a reter clientes a longo prazo, o que resulta na fidelidade, no lugar da compra única ou com pouca frequência.


O marketing de relacionamento é importante por sua capacidade de manter contato próximo com os consumidores. Ao compreender como os clientes usam os produtos e serviços de uma marca e observar necessidades adicionais não atendidas, as marcas podem criar novos recursos e ofertas para atender a essas necessidades, fortalecendo ainda mais o relacionamento.


Implementando uma estratégia de marketing de relacionamento


O marketing de relacionamento é baseado nos princípios da gestão da experiência do cliente. Assim, se concentra em melhorar as interações com o cliente para promover uma melhor fidelidade à marca. Embora essas interações ainda possam ocorrer pessoalmente ou por telefone, muito do marketing de relacionamento foi levado para a internet.


Com a abundância de informações no mundo digital e o uso crescente das mídias sociais, a maioria dos consumidores espera ter acesso fácil e personalizado a detalhes sobre uma marca. Hoje, o marketing de relacionamento envolve a criação de uma comunicação fácil e bidirecional entre os clientes e a empresa, rastreando as atividades dos consumidores e fornecendo informações personalizadas aos clientes com base nessas atividades.


Benefícios do marketing de relacionamento


Os benefícios do marketing de relacionamento incluem:

  • Maior valor de vida do cliente (LTV): marketing de relacionamento cria clientes fiéis, o que leva a compras repetidas e um LTV mais alto. Além disso, os clientes fiéis tendem a se tornar defensores ou embaixadores da marca, recomendando produtos e serviços a amigos, familiares e colegas de trabalho.

  • Redução de gastos com marketing e publicidade: o marketing de relacionamento faz com que os clientes façam o marketing de uma marca, no que é chamado de buzz marketing. Os clientes contam aos outros sobre os produtos e serviços de uma marca, o que pode impulsionar as vendas.

  • Alinhamento organizacional mais forte em torno do cliente: as organizações que enfatizam o marketing de relacionamento têm um alinhamento organizacional mais forte em torno de uma experiência excepcional para o cliente. As equipes trabalham juntas para deixar clientes satisfeitos e felizes a longo prazo.

Exemplos de marketing de relacionamento


Existem várias categorias de atividades que as marcas podem usar para facilitar o marketing de relacionamento, incluindo:

  • Forneça um atendimento ao cliente excepcional, pois os clientes que estão constantemente impressionados com o atendimento ao cliente de uma marca têm maior probabilidade de permanecer leais à marca.

  • Agradeça os clientes por meio de uma postagem nas redes sociais ou com um cartão-presente surpresa.

  • Solicite feedback do cliente por meio de pesquisas, enquetes e telefonemas, o que pode criar uma impressão positiva de que as opiniões dos clientes são valorizadas e ajudam a criar produtos e serviços melhores.

  • Lançar um programa de fidelidade que recompensa os clientes por seu patrocínio contínuo.

  • Organize eventos para clientes para se conectar com eles e construir uma comunidade.

  • Crie programas de defesa do cliente ou de defesa da marca para recompensar os clientes que fornecem publicidade boca a boca em nome de uma marca.

  • Ofereça descontos ou bônus para clientes antigos ou recorrentes.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender mais sobre o marketing de relacionamento e tenha te dado insights valiosos para aplicar no seu negócio.


Gostou deste artigo? Deixe seu coração e compartilhe!


Leia também: 10 exemplos de empreendedorismo feminino de sucesso para você se inspirar


118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo