• Felipe Antunes

Intercâmbio na Irlanda: dicas e melhores universidades

É claro que somos suspeitos para falar, mas a Irlanda é um país maravilhoso. O intercâmbio por aqui se tornou bem famoso e cobiçado e isso não foi à toa. Além de ser um país de paisagens incríveis, é acolhedor, ótimo para jovens que querem ter experiências diferentes e uma excelente oportunidade para aprender ou até praticar o inglês, idioma oficial do país.


Não podemos dizer que o custo de vida por aqui é barato, principalmente por cauda da crise imobiliária na qual o país se encontra. No entanto, quando comparado com a Inglaterra e cidades famosas dos Estados Unidos, como Nova York, o preço é consideravelmente mais acessível. Além disso, as opções de cidade para fazer intercâmbio na Irlanda são muitas: Dublin, Cork, Limerick e a famosa Galway.


Posso trabalhar durante meu intercâmbio na Irlanda?


Sim! Até se você vier para Irlanda fazendo um curso de idiomas, você pode trabalhar. No Reino Unido, por exemplo, apenas estudantes universitários podem trabalhar. Você pode trabalhar 40 horas semanais quando estiver de férias e apenas 20 horas semanais quando estiver em período de aulas contínuas.


Para isso, a instituição acadêmica que irá te receber aqui na Irlanda precisa te conceder o visto de estudante e apenas escolas credenciadas conseguem fazer esse processo. Se você quiser já saber um pouco sobre o pagamento, o salário por aqui é de 10,50 euros por hora, totalizando cerca de 1600 euros por mês, um valor bem condizente com o custo de vida.


Melhores universidades para estudar na Irlanda


Se você está em busca de uma formação top de mercado e muita qualidade de ensino, a Irlanda tem! Vamos conhecer agora as melhores universidades e faculdades por aqui?


Trinity College Dublin


Essa já é bem famosa por ser a universidade mais antiga da Irlanda, por sua biblioteca ter sido cenários dos filmes de Harry Potter e por formar o ator Jack Gleeson, Rei Jofrrey de Game of Thrones. Além disso, é considerada a 101ª melhor instituição de ensino do mundo, tendo excelência na área das ciências humanas.


Por ser bastante renomada, os preços por aqui também são um pouco salgados. Os cursos de graduação saem a partir de 19.500 euros por ano, até 25.500. Já os de mestrado e doutorado é possível encontrar a partir de 12.500 euros até 24.000.


University College Dublin


Essa é a segunda melhor universidade da Irlanda, que inclusive formou o famoso escritor irlandês James Joyce. Ela está dentro o 1% das melhores universidades do mundo e está localizada na capital do país, Dublin.


Os preços por aqui não se diferenciam muito da Trinity. As graduações estão disponíveis a faixa de 16.800 euros a 30.680 anual. Já os cursos de mestrado e doutorado podem variar de 6.610 a 34.500 euros anuais, sendo esse último valor referente a um MBA em tempo integral.

National University of Ireland


Apesar de parecer, essa universidade não fica em Dublin, mas sim em Galway. Ela também está entre as melhores faculdades da Irlanda, em terceiro lugar e também é bem influente no mundo. Seu campus recentemente passou por uma reestruturação que contou com um investimento de quase meio milhão de euros. Já dá pra imaginar a qualidade, né?


Aqui, você já encontra cursos bem mais em conta se comparados com as universidades que citamos anteriormente. A média de taxa anual por aqui é de 18.490 euros nos cursos de graduação e 15.800 euros nos cursos de pós-graduação.


University College Cork


Em quarto lugar e último que vamos citar por aqui hoje, a Universidade de Cork. Se você quer seguir uma carreira acadêmica, saiba que aqui essa prática é bem forte e você poderá ter contato com a área. Como você já deve ter percebido, essa instituição fica localizada em Cork, que possui um custo de vida menor que Dublin e Galway.


Os preços aqui variam de 16.680 a 22.080 euros anuais para os cursos de graduação. Já nos cursos de mestrada e doutorado a faixa vai de 6.500 até 29.130 euros por ano.


Venha estudar e trabalhar na Irlanda!


Vamos ser bem diretos com você: a Irlanda é um dos melhores países da Europa para morar. Se você quer conhecer a Europa inteira, saiba que existem muitas passagens baratas saindo daqui e indo para diversos destinos muito famosos. Para você ter uma ideia é possível comprar uma passagem de ida e volta para Paris por menos de 20 euros.


Outro ponto muito importante é que a Europa é conhecida como o velho continente, mas Irlanda não se encaixa nesse padrão. Quase 40% das pessoas que moram aqui têm menos de 25 anos, facilitando bastante para aqueles que gostam de sair bastante e conhecer pessoas novas.


Ah, e se você quer morar ou já mora aqui, eu te convido a conhecer mais a comunidade brasileira daqui, que é incrível. Para começar, você já pode conhecer a Via Brasil, o único marketplace brasileiro da Irlanda feito por brasileiros, para brasileiros!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo