• Felipe Antunes

Growth marketing: o que é e como executar essa estratégia tão importante

Em um ambiente tão lotado, como o digital, pode ser difícil para qualquer empresa se destacar. É cada vez mais importante ter uma estratégia de marketing que seja criativa, iterativa e atraente. Uma estratégia que não apenas ajuda na aquisição de clientes, mas também é um terreno fértil para a viralidade, o boca a boca e o crescimento orgânico.


Esta nova e poderosa forma de construir uma base de usuários leais tem um nome: growth marketing. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?


O que é growth marketing?


É uma estratégia de longo prazo que usa técnicas inovadoras baseadas em dados para nutrir o relacionamento marca-cliente em cada estágio do funil. Com ele, você busca atrair muitos novos clientes e dar motivos para permanecerem leais à sua marca por meio do engajamento.


O objetivo final é reter esses novos usuários, transformá-los em defensores da marca e fazer com que cantem os elogios da sua empresa. Esse evangelismo de marca traz ainda mais gente nova para sua marca e, felizmente, o ciclo continua.


Passos simples para o sucesso da sua estratégia de growth marketing


Os modelos tradicionais de crescimento envolvem colocar muito dinheiro adiantado para adquirir clientes no topo do funil e aumentar a expansão. No entanto, quando o custo de aquisição de um cliente ultrapassa o valor vitalício dele, o modelo de marketing tradicional parece desmoronar.


Nesse cenário, as empresas precisam de novos métodos de conversão e experimentos que possam reduzir o custo por aquisição do cliente ou aumentar a taxa de retenção.

Etapa 1: um produto indispensável


Isso é bastante óbvio, mas muitas vezes não é abordado da maneira certa. Comece a receber feedback assim que terminar a primeira versão e pergunte a seus clientes se eles gostam do andamento das coisas.


Envolver os clientes na fase de desenvolvimento do produto é uma boa maneira de garantir sua confiança e suporte. Assim que você tiver uma ideia, não se esconda em seu porão e saia quando estiver totalmente desenvolvida. Jogue-o na sombra e obtenha o máximo de feedback possível desde o início.


Depois de obter o sinal verde, não espere até que seu produto seja perfeito antes de revelá-lo ao mundo.


Etapa 2: desenvolver uma estrutura


O growth marketing é uma abordagem de marketing baseada em dados. Faz uso de softwares e ferramentas modernas para analisar diferentes canais de distribuição e ir all-in naqueles que apresentam melhor desempenho.


Segundo o growth hacker Sean Ellis, o crescimento tem tudo a ver com testes de alta velocidade e ritmo acelerado. Esse tipo de teste envolve a implantação rápida de suas melhores ideias, gera pontos de dados e percepções significativas e determina o que funciona e o que não funciona, tudo na esperança de formular um processo que possa ser repetido para o sucesso.


Etapa 3: otimize seus funis


É aconselhável começar pelo topo. A primeira coisa que você precisa otimizar e experimentar é sua página de destino. Quando um cliente decide visitar sua página inicial, ele espera uma experiência amigável que seja fácil de navegar e que o motive a ficar e clicar no botão de call to action.


Para começar, você pode otimizar a velocidade do seu site para um tempo de carregamento mais rápido. Mesmo um atraso de 1 segundo na resposta da página pode resultar em uma redução de 7% nas conversões. Em um mundo de notificações constantes, ninguém tem tempo para um site de carregamento lento.


Em segundo lugar, você deve ter uma página de destino limpa e intuitiva. Sua página inicial deve incluir uma pequena descrição de sua proposta de valor e uma frase de chamariz clara.


Etapa 4: Avance mais para baixo no funil


Conforme explicado anteriormente, o growth marketing, ao contrário dos profissionais de marketing tradicionais, se concentram em todo o funil para aumentar o engajamento e a retenção.


A partir de sua página de destino, você pode acessar vários elementos de seu site, sua estratégia de conteúdo ou sua estrutura de monetização para melhorar a viralidade. Isso permitirá que você equilibre o seu custo de aquisição de clientes rapidamente.


Etapa 5: use as mídias sociais e os ciclos virais


As redes sociais são um canal óbvio para impulsionar seus esforços de crescimento e alavancar o marketing boca a boca. Publicar conteúdo sobre seu produto nas redes sociais e compartilhá-lo em grande escala é a chave para o crescimento.


As etapas pelas quais um usuário passa entre entrar e convidar mais usuários para o site são chamadas de "ciclo viral". Cada cliente consegue que uma (ou mais) pessoas também se tornem clientes. Esse loop viral é responsável pela rápida taxa de crescimento e é uma das táticas proeminentes no growth marketing.


Ganhe uma consultoria gratuita de marketing e negócios com o Via Brasil!


Você possui uma pequena ou média empresa em Dublin e quer muito fazer sua marca viralizar e fidelizar clientes, mas não sabe exatamente qual o caminho para atingir esse sucesso? Então, a consultoria gratuita do Via Brasil é perfeita para você!


Funciona da seguinte forma: você entra em contato pela nossa DM no Instagram e agenda seu horário de preferência. Assim, você vem até a nossa sede para entendermos melhor a situação atual do seu negócio e traçarmos juntos uma estratégia para crescimento. E, claro, tudo de forma gratuita.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo