• Felipe Antunes

O que é buzz marketing e como usá-lo em suas estratégias

O Buzz Marketing pode ser definido como uma técnica de marketing conhecida como “boca a boca” ou “boca a orelha”, que visa gerar um alto grau de confiança e satisfação nos consumidores para eles serem transmissores de informações e recomendadores dos benefícios da marca para viralizar o produto e aumentar as vendas.


O conceito de Buzz Marketing está dentro do marketing viral e seu objetivo é gerar conversas entre as pessoas sobre uma marca ou produto. Esta técnica de marketing “boca a boca” é baseada na confiança do consumidor em um produto ou serviço. E é essa confiança que transmite o conhecimento dos benefícios de um produto ou serviço através de uma pessoa próxima, ou conhecida, e não por meio da publicidade em mídia e outras técnicas tradicionais de marketing.


Os 6 pilares do Buzz Marketing


Para você entender ainda mais o Buzz Marketing, vamos conhecer agora os 6 pilares que sustentam essa estratégia?


  • Tabu: trazer assuntos que fogem da ordem comum é uma das formas de gerar Buzz Marketing. Mas cuidado: você não deve falar de assuntos ilegais e jamais ofender minorias, ok? Escolha um assunto que promove debate, por exemplo, como muitas mulheres se sentem pressionadas a abraçarem a maternidade.

  • Incomum: o incomum é tudo que foge dos padrões que estamos habituados. O incomum carrega um teor de revolução e inovação. A Tesla, por exemplo, gerou um grande Buzz Marketing para si mesma apenas por ter um produto completamente diferente do que já vimos antes.

  • Extraordinário: é aquilo que é diferente e proporciona uma experiência maravilhosa para os clientes ou consumidores. Um ótimo exemplo aqui é o Nubank que oferece uma experiência, simples e prática para seus clientes. Muitas pessoas elogiam o banco apenas pelo atendimento sem burocracias, por exemplo.

  • Chocante: o chocante é tudo aquilo que parece até estranho de início, mas que o impacto seja positivo no final. O próprio Nubank também entra nesse exemplo, uma vez que muitos se chocaram quando o banco surgiu e pensaram ser impossível a realização da proposta deles.

  • Hilário: tudo aquilo que te faz rir de uma forma tão gostosa que te dá vontade de comentar com alguém, muitas vezes comparado com genialidade. Explica, por exemplo, as diversas marcas que contratam humoristas para participar de suas propagandas.

  • Segredo: nós, indivíduos, somos inerentemente curiosos sobre tudo e apenas a ideias de perder alguma informação grande nos causa desconforto. Esse é o motivo pelo qual marcas, antes de fazerem um grande lançamento, ficam postando coisas misteriosas, aquecendo o público.


O melhor exemplos de Buzz Marketing de todos os tempos


Se você pensa que o Buzz Marketing é uma técnica que nasceu com a internet, está completamente enganado. Por isso, hoje vamos te dar um exemplo do ano 1900, quando a Michelin criou o Guia Michelin. A ideia surgiu para estimular as pessoas a utilizarem mais seus veículos, gastando os pneus em um menor período e fazendo com que comprassem novamente com a Michelin.


A ideia escalou de tal maneira que, hoje, as estrelas Michelin são provavelmente os indicadores mais valiosos para um restaurante de sucesso e são reconhecidas mundialmente. Ou seja, uma ideal genial gerou um Buzz Marketing que já completa 121 anos e ajudou a tornar a Michelin uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.


Além de serem o primeiro exemplo documento de Buzz Marketing, eles também foram os pioneiros do Marketing de Conteúdo. Isso porque o Guia Michelin era (e ainda é) um valioso conteúdo para consumidores e não consumidores. Tudo isso ajuda com que as pessoas se aproximem mais da marca e comprem dela. Fantástico, não?


Se você gostou desse conteúdo, comece a utilizar os pilares do Buzz Marketing agora mesmo depois nos conte como foram os resultados. Ah, e compartilhe essa história super interessante com um amigo!


Leia também: Dicas de marketing para empreendedores brasileiros em Dublin


Quer ver algum assunto específico por aqui? Deixe para nós nos comentários!


188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo